Um pouco sobre mim...

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Professora de Educação Física formada pela Universidade Federal do Paraná em 2002, trabalho como Personal Trainer há 10 anos. Apaixonada pelos esportes gosto de estar sempre em contato com a natureza buscando o equilibrio entre o bem estar físico e mental. CONTATO: anapgavleta@yahoo.com.br

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

EXISTE IDADE LIMITE PARA PRATICAR ESCALADA?

Antes que alguém começe a pensar que já PASSOU DA IDADE de começar a praticar a escalada, que não tem mais força nem condicionamento,  conheça alguns exemplos que mostram que isso não existe.

Recentemente um " senhor" chamado  Stimson Bulitt, de  83 anos escalou uma via  dificil (5.10b) de cerca de 36 metros Real Hidden Valley em Joshua Tree.  E mais curioso é que ele começou a escalar com 50 anos.


Stimson Bulitt, 83 anos




Outro exemplo é o escalador Erri de Luca que do alto de seus 52 anos escalou  vias muito dificeis na Italia. Uma das via foi um espetacular 10c (5.14a) de 20 metros que atravessa a Grotta dell'Arenauta em Sperlonga, na Itália.
  Erri de Luca , 52 anos  foto de F. Ventura

Aqui no Brasil temos muitos exemplos de pessoas com mais de 50 anos que ainda escalam, mais pertinho de nós aqui em Curitiba temos Sueli Gomes Machado,  que começou a escalar há apenas 4 anos e hoje, prestes a fazer 51 anos já esta encadenando seus 7B.
Sueli que começou a escalar por incentivo dos filhos diz que a maior dificuldade que encontra na escalada é a evolução um pouco lenta na sua idade, entretanto a escaladora notou significante ganho de força muscular, agilidade  e melhora na auto estima. Sueli já esteve escalando no Anhangava, São Luís do Purunã,Buraco do Padre, Florianópolis e Serra do Cipó - MG. Além da escalada ela ainda pratica yoga e musculação.  
A escaladora diz que o esporte  lhe trouxe muita coisa boa  - conheci novas pessoas, novos lugares, fiz amigos e hoje vivo a escalada, o esporte que trouxe  motivação para  estar bem de corpo e alma!!!
Sueli Machado, 50 anos. Morro do Anhangava


2 comentários:

  1. Também quero estar com 50 anos como a Sueli!!

    ResponderExcluir
  2. eu também... a Sueli é um exemplo para todas nós!!

    ResponderExcluir