Um pouco sobre mim...

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Professora de Educação Física formada pela Universidade Federal do Paraná em 2002, trabalho como Personal Trainer há 10 anos. Apaixonada pelos esportes gosto de estar sempre em contato com a natureza buscando o equilibrio entre o bem estar físico e mental. CONTATO: anapgavleta@yahoo.com.br

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

MATÉRIA PUBLICADA NA REVISTA VEJA SAÚDE FALA SOBRE OS BENEFICIOS DA ESCALADA

Muita gente chega às academias de ginástica cheia de entusiasmo para perder peso, modelar o corpo, melhorar a saúde e... desiste em pouco tempo. Segundo estatística da International Health, Racquet & Sportsclub Association, órgão americano que tem mais de 6 500 clubes e academias associados em 67 países, cerca de 50% dos alunos que se matriculam desaparecem depois de noventa dias e 30% abandonam as atividades nas três primeiras semanas. Para malhar até que os resultados apareçam, naturalmente, é preciso disciplina e força de vontade. Mas muitas pessoas acham os exercícios aeróbicos e a musculação aborrecidos e não conseguem sentir prazer em freqüentar academias. Para quem se encaixa nesse caso, uma boa alternativa são as modalidades que fogem à malhação tradicional, como a escalada . Ela oferece benefícios equivalentes aos da ginástica convencional, com a diferença de  ser muito divertidas. "O indivíduo precisa vivenciar momentos agradáveis na hora da atividade física e, para isso, vale qualquer exercício. O importante é que o corpo se movimente", afirma Almeris Armiliato, professor de educação física e especialista em fisiologia do exercício.
Cada vez mais gente procura tipos diferentes de ginástica, a ponto de academias tradicionais os incluírem em seu leque de opções. Muitas delas já oferecem modalidades que antes ficavam restritas aos clubes e a escolas especializadas ou eram praticadas de forma independente, como os esportes coletivos e o surfe.

ESCALADA
Claudio Rossi
Escalada na Casa de Pedra, em São Paulo: bom para os músculos e o espírito

A atividade consiste em escalar paredões artificiais, em ambientes fechados, ou naturais, ao ar livre, com diferentes graus de inclinação e dificuldade.
Benefícios: proporciona excelente condicionamento muscular e cardiorrespiratório. Além de auxiliar no emagrecimento, quando praticada com intensidade alta, a escalada desenvolve a força das pernas e dos braços, com resultado semelhante ao da musculação. Também melhora a mobilidade, o equilíbrio, a flexibilidade e a coordenação. Por ser uma forma de desafio pessoal, em busca de patamares de dificuldade e velocidade cada vez mais altos, e exigir grande concentração, é indicada para combater o stress. Com baixa intensidade, o exercício equivale a uma aula de ginástica localizada; se muito intenso, consome tanta energia quanto o squash, uma das atividades campeãs de queima calórica. Pode ser praticada por adultos de qualquer idade e biotipo e por crianças a partir de 4 anos. A freqüência recomendada é de três vezes por semana.
Média de calorias gastas por hora: de 350 a 700

A reportagem na integra está no site http://veja.abril.com.br/especiais/saude_2004/p_062.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário