Um pouco sobre mim...

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Professora de Educação Física formada pela Universidade Federal do Paraná em 2002, trabalho como Personal Trainer há 10 anos. Apaixonada pelos esportes gosto de estar sempre em contato com a natureza buscando o equilibrio entre o bem estar físico e mental. CONTATO: anapgavleta@yahoo.com.br

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

MUSCULAÇÃO PARA CORREDORES


Até alguns anos atrás muitos esportistas fugiam da musculação. A idéia equivocada de que   “a musculação deixa a pessoa mais pesada” ou “a musculação deixa a pessoa travada e sem mobilidade” são utilizadas como argumento para afastar as pessoas dessa prática tão saudável.
Varios estudos cientificos já comprovaram importancia  e a eficácia da musculação para os praticantes de corrida.
Uma vez derrubado este mito hoje muitos treinadores de varias  modalidades esportivas utilizam a musculação como parte de seu programa de treinamento físico completar, contribuindo assim para a melhora do desempenho e redução do risco de lesões músculo-articulares em seus atletas.
Com relação aos corredores a musculação resulta  em melhora do desempenho nas provas, pelo ganho de força do praticante, além de reduzir o risco de lesões ósteo-articulares como as “canelites”, fraturas por estresse e lesões nos joelhos.
O praticante de corrida deve fazer um fortalecimento específico para pernas, trabalhando as areas anteriores e posteriores, mas não deve deixar de treinar membros superiores, proporcionando um equilibrio muscular adequado ao corpo. As áreas abdominais e lombares tambem devem ser bastante fortalecidas por causa do impacto causado pela corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário