Um pouco sobre mim...

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Professora de Educação Física formada pela Universidade Federal do Paraná em 2002, trabalho como Personal Trainer há 10 anos. Apaixonada pelos esportes gosto de estar sempre em contato com a natureza buscando o equilibrio entre o bem estar físico e mental. CONTATO: anapgavleta@yahoo.com.br

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Qual o segredo da Definição Muscular ?

A maioria das pessoas que me procuram como Personal Trainer tem como objetivo obter definição muscular, principalmente as mulheres porque a maioria não quer ficar com o corpo "grande" ou muito musculoso e sim definido e "durinho". Mas eu vejo que ainda há muitas dúvidas e informações erradas de como se pode obter a tão sonhada "definição muscular". 
A primeira coisa a saber é que um corpo definido tem mais relação com a quantidade
de gordura que uma pessoa tem do que com a quantidade de músculos, você pode notar que algumas pessoas magras (principalmente os homens) não fazem nenhum exercício e mesmo assim tem um corpo definido, ao mesmo tempo que você nota também que algumas pessoas mais gordinhas se "matam" de treinar e mesmo assim não ficam definidas, não é? Isso acontece porque existe  gordura  entre o músculo e pele, então enquanto você não diminuir essa gordura o desenho dos músculos não vai aparecer.
Muito se fala em definição muscular e algumas pessoas até copiam treinos de amigos sem saber que o caminho para o corpo definido depende do "ponto de partida" de cada  um. Isso é, do biotipo de cada pessoa. 
Esse ponto de partida se chama Percentual de Gordura. 
Em geral para as mulheres o corpo começa a ficar definido dos 20% de gordura para baixo e para os homens dos 10% de gordura para baixo. 
Se você não sabe ao certo qual o seu percentual de gordura pode seguir essas dicas:

Pessoas com muita gordura: 
Devem dar prioridade para os exercícios aeróbicos para primeiro reduzir a quantidade de gordura corporal, os exercícios de força não devem ser deixados de lado pois também são importantes para acelerar o metabolismo mas você pode fazer esses exercícios em forma de circuito ou com bastante repetições e intervalos curtos. 

Pessoas com média quantidade de gordura:
Podem optar por um treino meio a meio, dando ênfase igual para exercícios aeróbicos e exercícios de força de forma que ao mesmo tempo que a gordura reduz os músculos crescem. Os treinos funcionais, cross fit e treinamentos intervalados são excelentes opções. 

Pessoas com baixa quantidade de gordura:
A prioridade para quem tem pouca gordura corporal é focar nos exercícios de força, com mais carga e menos repetições. 

Se você é assim precisa ter um cuidado um pouco maior com os exercícios aeróbicos pois o corpo pode acabar usando seus músculos como combustível para poupar a pouca quantidade de gordura que você tem. 

Uma boa saída para que isso não aconteça é fazer com que todo o combustível usado nos seus treinamentos venha da alimentação ou de suplementos alimentares. 



Vale lembrar que para tudo isso uma alimentação adequada é primordial e otimiza muito os resultados.  O sal por exemplo retém liquido no corpo deixando a pessoa mais inchada, então deve ser usado em pequena quantidade. 
O ideal é consultar um nutricionista para que você consiga combinar de forma adequada sua dieta com os exercícios. 
Bons Treinos!!
Ana Paula Gavleta  (anapgavleta@yahoo.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário